Olá! Seja muito bem vinda à Revista MOM, um local para acolher, inspirar e movimentar mães e mães fotógrafas, sonhando alto e com pé no chão!
A maternidade é uma jornada repleta de desafios e responsabilidades, que muitas vezes podem fazer com que as mães se sintam isoladas e sobrecarregadas. De fato, hoje, sendo mãe de dois filhos e uma estrelinha, sei que, mesmo um casal com relacionamento sólido, é insuficiente para criar uma única criança. Desde que me tornei mãe, venho conhecendo e construindo redes de apoio entre mães que tragam luz e leveza para esta caminhada. Esta conexão entre mães é muito importante para garantir que as mães se sintam apoiadas e capacitadas para enfrentar os desafios da criação dos filhos.
A fotografia é uma arte que exige habilidade, talento e paixão para ser dominada. Para as mães fotógrafas, a carreira pode ser ainda mais desafiadora, pois é necessário equilibrar as demandas da profissão com as responsabilidades da maternidade, assim como qualquer outra carreira que uma mãe escolha para se desenvolver. Dentro de um cenário maternidade-profissão, eu considero que a fotografia é extremamente generosa, e, em vários casos, flexível e compatível com a vida materna.
Com a criação da Revista MOM, pretendo ser, para mães e mães fotógrafas, uma ponte entre a maternidade e fotografia, à partir das minhas pesquisas, referências, experiências, do meu diário visual e dos meus processos fotográficos. Mas não só à partir disto, quero ampliar minha bolha e extrapolar mundos que hoje, não fazem parte do meu dia a dia. Quero que seja uma revista participativa, onde todas possam encontrar pontos comuns entre mães diversas, se conectarem com suas dores, se aprofundarem na criação das imagens, quero que possamos juntas, criar o mundo que queremos para nós e para nossos filhos.
Monique Olive é brasileira, natural de Belo Horizonte e atualmente residindo no sul de Minas Gerais na cidade de Nepomuceno. É fotógrafa desde 2008 e hoje atua em projetos íntimos e de família e tem como coluna central do seu trabalho, a maternidade.